Prazo Para Alistamento Militar Segue Até Dia 29

Dia 29 de junho – é esse o prazo final para o alistamento militar. Até o momento, 713 jovens de Catanduva se alistaram. 378 pela internet e outros 335 que compareceram pessoalmente na Junta Militar. Os dados levam em consideração o período de janeiro até maio deste ano. O alistamento é obrigatório para aqueles que completam 18 anos em 2018.
Para aqueles que optarem pelo alistamento pela internet, basta acessar o site – www.alistamento.eb.mil.br. É preciso colocar o número do CPF para se cadastrar. No caso dos jovens que não tenham esse documento, é necessário comparecer na Junta Militar com a certidão de nascimento, além de comprovante de residência e documento com foto (carteira de identidade ou carteira de trabalho, por exemplo).
Depois de se inscrito, o jovem receberá o número de registro no Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com ele, poderá ver pelo site, se permanece na seleção que busca membros para atuarem nas Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica. Já os que não forem selecionados, receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A nível nacional, são cerca de 1,8 milhão de jovens que integram o processo, enquanto 100 mil deles são convocados a fazerem parte do Serviço Militar.
O alistamento é obrigatório para aqueles que atingirem a maioridade neste ano e também inclui os portadores de deficiência física ou mental. Aqueles que não se alistarem até o final deste mês devem ir até a Junta e pagar multa de R$ 4,10. O valor vai aumentando de acordo com o dia de atraso. Depois de pagar o valor, o jovem realiza o alistamento.
Os representantes da Junta Militar de Catanduva explicam que o alistamento dentro do prazo expira no dia 29 de junho, sendo que esses jovens que realizarem o cadastro até a data concorrem a seleção neste ano. “Os que se alistarem a partir de primeiro de julho, além de pagar a multa por estarem fora do prazo, concorrerão a seleção apenas no segundo semestre de 2019”, informam.
Aqueles que não estão em dia com o Serviço Militar não podem se tornar funcionários de empresa, ou exercer cargo público, além de não poderem concorrer a uma vaga em concurso ou obter carteira profissional ou até mesmo registro de diploma de profissão liberal.
Não é possível adiar o alistamento. No caso da incorporação, alterações no ingresso. Para aqueles que pretendem atuar nos quartéis da Marinha, Exército e Aeronáutica a data pode ser mudada. Isso vale para aqueles que fazem faculdade de medicina, odontologia, veterinária ou farmácia que podem permanecer na universidade até o final do curso. Mas, depois de formados, poderão servir como temporários.
O endereço da Junta Militar de Catanduva é rua Recife, nº 880. O atendimento é de segunda a sexta-feira sempre das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O telefone para outros detalhes é o (17) 3522-5272.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local

FONTE: O Regional

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*