Professor da Unemat em Sinop coordena equipe que participará do congresso de defesa na Academia da Força Aérea

Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso participarão da 15ª edição do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional (CADN) de 27 a 31 de agosto na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), que ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as academias militares das três Forças Armadas. Foram selecionadas 46 equipes civis e militares de todo o país, sendo que, a da Unemat foi a quarta a ser classificada.

A equipe orientada pelo professor do curso de Geografia, do câmpus de Sinop, Vinicius Modolo Teixeira, apresentará o artigo científico ‘”perspectivas para a cooperação aeronáutica na América do Sul”, que trata, dentre outros aspectos, das iniciativas e possibilidades de integração da indústria aeronáutica de defesa, geopolítica e integração sul-americana. Além do professor a equipe é composta por cinco alunos, dois de Colíder: Ana Claudia Taube Matiello e Mayalu Kokometi Waura Txucarramãe e três de Sinop: José Henrique de Souza, Alisson Oliveira e Ricardo Henrique Gomes.

Segundo Vinicius, a participação no evento amplia os conhecimentos dos alunos a respeito de assuntos relevantes ao trabalho do futuro geógrafo e professor de Geografia, como a defesa nacional, geopolítica e o papel das Forças Armadas. “A troca de experiências entre os integrantes das equipes civis e militares e a convivência dentro de uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país, reforça os laços de integração entre a academia e o meio militar, promovendo debates essenciais para compreender nossa atual condição como nação”, disse o professor, acrescentando que a participação da Unemat ocorre pelo segundo ano consecutivo.

Durante uma semana as equipes participantes irão, além de apresentar seus artigos científicos, conhecer a rotina dos cadetes da aeronáutica, as instalações da Academia da Força Aérea, assistir palestras, debater temas relevantes a defesa nacional e desenvolver atividades desportivas.

De acordo com o professor Vinicius, que realiza pesquisas na área de Geopolítica, a iniciativa de participar do evento vem de encontro com as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa que coordena: Geopolítica das organizações de cooperação em Defesa, informa a assessoria da Unemat.

FONTE: Só notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*