França apresenta primeiro protótipo do Jaguar EBRC 6×6

A indústria de defesa francesa revelou o primeiro protótipo do veículo de reconhecimento blindado sobre rodas 6×6 Jaguar. O projeto Scorpion foi iniciado pelo Exército Francês e pela Direção Geral de Estado (DGA) em 2000, com um longo período de testes que durou quase 15 anos. O programa visa a renovação da frota de veículos de combate sobre rodas do Exército francês.

No âmbito desse programa os novos veículos Griffon VBMR e Jaguar EBRC substituirão os veículos do VAB APC ,  AMX10RC ,  ERC-90 Sagaie e o VAB Hot produzidos  nos anos 70 e 80 e que vem sendo usados extensivamente pelo Exército francês em diversos teatros de operação. O Jaguar EBRC recebeu uma encomenda de 248 exemplares. Um total de 110 unidades deste pedido deverá ser entregue até o final de 2025.

O Jaguar EBRC possui uma tripulação de três militares motorista, comandante e artilheiro.  Sua blindagem segue o padrão STANAG 4569 Nível 4 que fornece proteção contra munições 14.5mmx114 AP, e proteção contra explosões de 10 kg TNT sob as rodas.

O veiculo é equipado com uma torre Nexter 40 CTA armada com um canhão CTC de 40mmcom alcance máximo de 1.500 m. Cada lado da torre é equipado com o míssil MMP (Missile Moyenne Portée – Míssil de Alcance Médio) projetado pela empresa francesa MBDA. O míssil MMP é um míssil fire-and-forget com lock-on antes do lançamento e auto-orientação automática que tem um alcance máximo de 4.000m.

FONTE: Plano Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*