Porto de Paranaguá recebe 52 blindados doados ao Exército Brasileiro

O Porto de Paranaguá recebeu nesta segunda-feira (19) um carregamento com 52 veículos blindados que serão usados pelo Exército Brasileiro.

Os veículos são uma doação do exército americano e devem, agora, passar por uma adaptação para os padrões das Forças Armadas Brasileiras no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba.

Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21). São, ao todo, quatro tipos de veículos: 34 unidades do M-577, que tem 12 toneladas e é usado como posto de comando e ambulância; 12 unidades do M-113, de 11 toneladas e que tem como finalidade o transporte de sistemas de artilharia e tropas; quatro unidades do M-88, de 52 toneladas, usado para salvamentos e socorro pesado; e, por último, duas unidades do M-109, de 22 toneladas, que são blindados de artilharia.

tanques de guerra blindados exercito doados brasil estados unidos

Foto: Reprodução

Segundo o coronel Everton Pacheco da Silva, da diretoria de material do Exército, o Porto de Paranaguá foi o escolhido para a operação pela experiência na movimentação de cargas especiais das Forças Armadas.

“Sempre que trazemos peças e equipamentos de fora, usamos o Porto de Paranaguá. Além da proximidade de Curitiba, o porto tem tradição neste tipo de operação”, afirma. Em 2012, o Porto de Paranaguá fez uma movimentação parecida – na época, foram desembarcados quatro tanques de guerra provenientes da Alemanha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*