Sinop: Aeronáutica faz levantamentos de dados no aeroporto para homologar equipamentos e estrutura melhorar

Uma equipe do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) fez, esta semana, diversos levantamentos no aeroporto presidente Figueiredo para dar continuidade no processo de homologação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e na confecção das cartas de procedimentos de navegação aérea. Entres eles, o nivelamento de pista e dados de coordenada de cabeceira. “Já estamos no final da conclusão dos trabalhos de campo. Posteriormente, começaram os trabalhos de escritório. Enviaremos todos os dados para o Grupo Especial de Inspeção e eles realizaram um voo de homologação”, disse, há pouco, em entrevista coletiva, o sargento Cleber Luis Correia, da Aeronáutica. Não foi estabelecido  prazo para a conclusão da homologação e o equipamento entrar em operação melhorando a estrutura do aeroporto.

Segundo o tenente Luiz Felipe Ochotorena Fartura, também foram feitos todos os levantamento de dados para a conclusão das Rotas de Navegação Área (RNAV). “Quantos tivermos uma condição climática ruim, estas rotas possibilitaram que a aeronave pouse no aeroporto. Agora, temos que inserir todos este dados no banco do ICA e aguardar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizar o procedimento e abrir portaria. Esta também é uma das etapas  da homologação”, detalhou.

A prefeita Rosana Martinelli explicou que, até o final do ano, o aeroporto já deve estar certificado com todos os equipamentos de segurança. “São várias etapas que terão se ser concluídas. Hoje, realizamos mais uma. Os trabalhos ainda continuam em uma força tarefa junto com a União das Entidades de Sinop (Unesin), vereadores e população. Também pedimos ajuda para o governo do Estado para podermos regularizar todo este processo. Os aviões não podem mais voltar para Cuiabá. Também temos que conseguir novas companhias”, defendeu.

A Unesin (União das Entidades de Sinop) que tem sido muito atuante para resolver as pendências do aeroporto e proporcionar maior estrutura acompanhou o trabalho do ICA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*