Proposta das Forças Armadas aumenta percentual de auxílio moradia e adicionais pagos aos militares

Ao que parece, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, não estava blefando quando anunciou a disposição do Governo Temer em rever os salários dos militares já em 2017. Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em 22 de novembro, o ministro lembrou que um general 4 estrelas ganha líquido R$ 15 mil, o que é bem menos que o topo de várias carreiras civis.
Proposta dos Altos Coturnos
Os Comandos das Forças Armadas estão elaborando uma proposta de Medida Provisória para encaminhar ao executivo, alterando os percentuais do Auxílio Moradia, Adicional Militar e Adicional de Habilitação dos militares.
Auxílio Moradia
Os percentuais, que incidem sobre o soldo de General de Exército, ficariam em 32% para oficiais generais; 30% para oficiais superiores; 25% para oficiais intermediários; 20% para oficiais subalternos; 15% para suboficiais e sargentos; e 10% para cabos e marinheiros.
Adicional de Habilitação
Pela proposta, passaria a ser permitida a acumulação do Adicional de Habilitação de todos os cursos, até o limite de 78%; esse percentual vigoraria a partir de 2018. Para 2017, haveria uma regra de transição, permitindo a acumulação de até três cursos, no limite de 66%.
Outra hipótese, menos provável, é de que o percentual seja majorado ainda este ano.
Adicional Militar
Os novos índices sobre o soldo dos militares seriam de 50% para oficiais generais; 40% para oficiais superiores; 38% para oficiais intermediários; 32% para oficiais subalternos; 30% para suboficiais e primeiros sargentos; 26% para os demais sargentos; e 20% para as demais praças.
MP x Decreto
A cúpula militar trabalha para que as alterações sejam implementadas por Decreto e não por Medida Provisória. As vantagens, sob a óptica castrense, seriam os efeitos financeiros imediatos; a vigência antes da PEC do Teto (PEC 241); e a menor repercussão na mídia.
imagasse image1 image
Aviso aos navegantes
Antes que acusem o Blog de sensacionalismo, informo: a proposta é real. Resta saber se vai ser efetivada.

49 Comentários em Proposta das Forças Armadas aumenta percentual de auxílio moradia e adicionais pagos aos militares

        • Penso diferente, foi exatamente assim que os militares pensaram anteriormente, só pensaram no próprio umbigo deixando todo esse abacaxi nas mãos das próximas gerações das Forças Armadas. Na minha concepção o pessoal inativos e pensionista não deveriam ter o mesmo reajustes em relação ao pessoal da ativa, devem sim ter um percentual inferior uma vez que já se aposentaram e não possuem nenhum piri-quito para sustentar.

          • Senhor Leonardo deve morar em um lugar onde não se alimenta, não tem plano de saúde, não paga luz, água, condomínio e ainda vive de doações. Parece ser parente de um Politico Corrupto. Deve ser um que quer se aposentar ou ir para a reserva depois que morrer. Vive de luz.

          • Caro Leonardo, militares da reserva já deram muito por seu país, um dia vc tbm estará na reserva e tbm sofrerá com todas as dificuldades da velhice. Se o auxilio-moradia for pago tbm aos militares da reserva estes poderão investir em qualidade de vida, que tornaria a velhice um pouco mais tranquila e digna para estes militares.
            Um pouco mais respeito a quem deu muito de si para que as novas gerações ainda tenham algo para usufruir.

          • Não sei qual é a profissão do S Leonardo, e nem a sua idade.Pela sua opinião, sou levado a crer em que o mesmo não é militar e se o é, acredita que será sempre jovem. É com tristeza que tomos conhecimento de tais pensamentos, venham de quem vier.

          • Ainda pior , meu marido quando ia aposentar cortaram o benefício de uma graduação acima , ele receberia como segundo sargento. Acho que você deveria pensar que antes de estar nas forças armadas outros também fizeram parte dela.

        • Meu amigo vc foi muito infeliz no seu comentário,estou na força há 40 anos,eu sou sargento e tenho três propriedades,isso alcançado com muito esforço, porém muitos não tiveram a mesma oportunidade,vc no mínimo deve ser da classe de graduados,mas saiba vc tem muitos militares de nível superior que estão pedindo para ser contratado para não perderem o PNR,pois não tem onde morar.

    • Penso diferente, foi exatamente assim que os militares pensaram anteriormente, só pensaram no próprio umbigo deixando todo esse abacaxi nas mãos das próximas gerações das Forças Armadas. Na minha concepção o pessoal inativos e pensionista não deveriam ter o mesmo reajustes em relação ao pessoal da ativa, devem sim ter um percentual inferior uma vez que já se aposentaram e não possuem nenhum piri-quito para sustentar.

    • Vc acha que merece, teve 30 anos da sua vida para se planejar e agora aposentado ainda quer esse tipo de direito, na boa oque lhe falta e umas aulas de CONTABILIDADE financeira para aprender utilizar seus recursos de forma oportuna sem que vossa senhoria não passe por tantos transtornos financeiros.

    • Os militares da reserva remunerada, não cabe falar que paga aluguel. Ao mencionar essa questão, sinaliza claramente sua incompetência. Passou 30 anos e não conseguiu um imóvel? Se não conseguiu, é muita incompetência!

      • Talvez, o que se deva discutir, não é: se os militares da reserva devam ou não receber o auxílio moradia, até por que, isto não está em discussão neste suposto decreto. O que se pode discutir é sobre a discrepância entre o percentual entre os círculos, e, até mesmo, entre dentro do próprio círculo. Isto fere o preceito da isonomia entre a classe. Não se vc é militar, mas acho que você deveria se informar melhor e/ou pelo menos, ler o Estatuto dos Militares. O nos difere é a palavra “inativo”, no restante da Lei, somos “iguais”. Enfim, não se trata de “união” ou “desunião”. Lembre-se que todos os inativos já foram um dia ativos. Não pense que a carreira militar é perene. Mesmo que queira permanecer no Exército, de bengalas, um dia a compulsória irá te pegar. É, mesmo que não tenhas um “periquito pra dar nada”, conforme disse o outro colega, terás as despesas oriundas da velhice. Enfim, não adianta discutir o sexo dos anjos. Ou seja, a criança ainda nem nasceu. Porém, àqueles que estão na ativa, assessorem os nossos comandantes para que não ocorram injustiças ou, até mesmo, uma enxurrada de processos na “FALIDA” justiça brasileira, pois isto só interessa aos governantes, que protelam e contemporizam o quanto puderem os processos judiciais, como é o caso dos 28,86%. Enfim, não se esqueça: um dia serás inativo!

      • Talvez, o que se deva discutir, não é: se os militares da reserva devam ou não receber o auxílio moradia, até por que, isto não está em discussão na suposta proposta. O que se pode discutir é sobre a discrepância entre o percentual entre os círculos, e, até mesmo, dentro do cada círculo, como ocorreu no último reajuste. Isto fere o preceito da isonomia entre a classe. Não sei se vc é militar, mas acho que você deveria se informar melhor e/ou pelo menos, ler o Estatuto dos Militares. O que nos difere é a palavra “inativo” – no restante da Lei, somos “iguais”. Enfim, não se trata de “união” ou “desunião”. Lembre-se que todos os inativos já foram um dia ativos. Não pense que a carreira militar é perene. Mesmo que queiras permanecer no Exército, usando bengalas, um dia a compulsória irá te pegar. E, mesmo que não tenhas um “periquito para dar nada”, conforme disse o outro colega, terás as despesas oriundas da velhice. Enfim, não adianta discutir o sexo dos anjos. Ou seja, a criança ainda nem nasceu. Porém, àqueles que estão na ativa, cabe assessorar os nossos comandantes – pois para ajudar aparecem poucos irmãos, para prejudicar um caminhão – para que não ocorram injustiças ou, até mesmo, uma enxurrada de processos na “FALIDA” justiça brasileira, pois isto só interessa aos governantes, que protelam e contemporizam o quanto puderem os processos judiciais, como é o caso dos 28,86%. Enfim, não se esqueça: um dia serás inativo, porém, sempre seremos militares da mesma Força!

  1. Acho bom estes Comandantes Militares andarem logo com essa proposta antes que a PEC 241 sancionada. Porque de forem la com esse projeto depois o TEMER vai negar porque esta contra a PEC. Agilidade é necessária, e tem que ser rápida.

    • Senhor Leonardo deve morar em um lugar onde não se alimenta, não tem plano de saúde, não paga luz, água, condomínio e ainda vive de doações. Deve ser um que quer se aposentar ou ir para a reserva depois que morrer. Vive de luz.Você se tem formação, não tem cultura ou não tem nenhuma das duas.

  2. O interessante é que, sempre há desculpas de todos os Governos federais, atual e passados, ao argumentarem que não têm condições de liberar esses reajustes, em nome da contenção dos gastos federais, e agora, a crise econômica. Eis a pergunta: quando será, enfim, que o Governo brasileiro vai ter condições de dar um reajuste digno para as Forças Armadas? O que chama mais atenção é que nunca existiu crise nenhuma para outros segmentos do funcionalismo público federal, como por exemplo, a Justiça, Legislativo, dentre outras categorias.

      • Há idiotas que ficam com seus rabos descansando em qualquer lugar enquanto militares das Forças Armadas estão em lugares terríveis fazendo salvamento, tratando de vidas, abrindo estradas, combatendo o narcotráfico, protegendo fronteiras, expondo suas vidas. Daí, vem um merda, que não aguentaria um acampamento sequer, e diz que somos incompetentes para administrar o pouco que ganhamos. Esses são aqueles tipos de homens que já lucraram muito por saber andar, cobrar que eles pensem já é demais.

  3. Acho interessante que ainda há pessoas dizendo que os militares não servem pra nada. Sempre que acontece algo de grande repercussão nacional e é preciso de uma intervenção segura a quem os governantes solicitam? Como sempre os militares. É bom lembrar que estamos de prontidão 24h e não recebemos nenhum aumento em nossos vencimentos, fazemos pq gostamos e temos lealdade ao nosso juramento. As pessoas deveriam primeiro se informarem antes de fazer alguma crítica relativa aos militares.

  4. NA minha opiniao a tabela deveria ser revista com relação aos percentuais, pois quem ganha menos deveria receber um auxilio com o maior percentual, ou que a porcentagem de acrescimo do soldo igual para todos.

  5. não acho que esse auxilio moradia deve ser pago para militares da reserva, pois são os da ativa que estão em constante movimentação entre os estados tendo que pagar alugueis mais baratos e mais caros, os da reserva já estão em lugares fixos e não precisam mais sair de seus lares e ser levados por ordem para outros estados.
    já acho os outros percentuais cabíveis a todos. No que se refere a residência, independente do militar ter galgado ao longo de sua carreira um imóvel ou não isso é irrelevante,há militares que além de sustentar o seu lar ainda ajuda parentes e familiares não conseguindo assim uma boa reserva de dinheiro para o imóvel e nem pagando parcelas durante anos, tendo que pagar aluguel ate após a aposentadoria, os militares precisam sim de um grande reajuste em seus salários para uma melhor qualidade de vida e é isso que se espera do ministro da defesa a aprovação do decreto para melhorar o salário das forças armadas.

    • Acho engraçado as pessoas acharem injusto esse pagamento para a reserva. Os Procuradores da Fazenda e Auditores fiscais recem honorário de sucumbência e bônus de eficiência no valor de 3000 q alcança os inativos e pensionistas e ninguem fala nada. Todas as classes estão buscando uma forma de melhorar o salário de todos utilizando formas de pagamento com outros nomes para q tenha mais facilidade em passar por votações. A natureza do auxílio n importa, isso é estratégia para ajudar a todos. O salário foi corroído pela inflação. Pq criticar uma merrequinha paga p todo mundo? Pq o cara é da reserva ele n merece mais nada? Todos merecem reajustes para viver dignamente.

  6. não acho que esse auxilio moradia deve ser pago para militares da reserva, pois são os da ativa que estão em constante movimentação entre os estados tendo que pagar alugueis mais baratos e mais caros, os da reserva já estão em lugares fixos e não precisam mais sair de seus lares e ser levados por ordem para outros estados.

    já acho os outros percentuais cabíveis a todos. No que se refere a residência, independente do militar ter galgado ao longo de sua carreira um imóvel ou não isso é irrelevante,há militares que além de sustentar o seu lar ainda ajuda parentes e familiares não conseguindo assim uma boa reserva de dinheiro para o imóvel e nem pagando parcelas durante anos, tendo que pagar aluguel ate após a aposentadoria, os militares precisam sim de um grande reajuste em seus salários para uma melhor qualidade de vida e é isso que se espera do ministro da defesa a aprovação do decreto para melhorar o salário das forças armadas.

  7. Leonardo vou te mandar a real,vai se ocupar em ver o quê essa corja de politicos estão fazendo com a nossa nação quê por sinal são mais de 50% corruptos ao invés de está preocupado com a classe militar pois enquanto você dorme e ronca com a sua familia os militares estão de prontidão para quê nada lhe aconteça.

  8. sou militar do eb recebo com proventos do 3 sargento tenho com probrema nivel de 3 grau de coraçao avc, pepelepecia tomo gardenol e outros ,e tiraro o auxilio invalidez ,nao tem racao de viver vou tira minha vida .antes de me mata vou tira a vida do coronel da sip e o cornel medico do hospital hmar .adeus colegas

  9. Estou na reserva e estou torcendo que saia logo esse auxilio moradia para comprar minha casinha e ter uma vida um pouco melhor e espero que todos sejam bem remunerados porque precisamos e merecemos

  10. Raça desunida….Olhando para o próprio umbigo….Por isso os militares estão nessa decadência….Todos merecem o auxílio moradia… Vá em Brasília e você encontrará ex senadores e ex deputados morando em apartamento funcional…..Se liga!!!

  11. Caros companheiros das Forças Armadas hoje, vivemos na situação que estamos devido a nos mesmos, pois a ganância tomou de conta de nosso corpo como se fosse um câncer sem cura, hoje só pensamos no eu o próximo de se f….
    Qualquer juiz percebe que existe uma discriminação no percentual aplicado ao soldo do 3º SG, por exemplo:

    Suboficial e Subtenente – 7,6%
    Soldo de um 1º Sargento – 7,6%
    Soldo de um 2º Sargento – 7,6%
    Soldo de um 3º Sargento – 7,%
    Vale lembrar que a diferença de soldo de 2º SG e 3ºSG é grande.
    Outro ponto é que:
    Não existe separação no círculo de Suboficiais e Sargentos, adicional militar proposto faz essa diferença dividindo Suboficiais e 1º Sargentos e 2º Sargentos e 3º Sargentos.
    Motivo para ação judicial.
    Admiro muito a Policia Militar do Estado do Ceará onde foram promovidos militares de CB a Subtenente, isso é união isso e companheiros.
    DEUS, fez tudo no mundo perfeito, porém, para mim o que ele fez de mais perfeito foi a morte de igual para todos.
    Se observarmos

  12. Caros companheiros das Forças Armadas hoje, vivemos na situação que estamos devido a nos mesmos, pois a ganância tomou de conta de nosso corpo como se fosse um câncer sem cura, hoje só pensamos no eu o próximo de se f….
    Qualquer juiz percebe que existe uma discriminação no percentual aplicado ao soldo do 3º SG, por exemplo:

    Suboficial e Subtenente – 7,6%
    Soldo de um 1º Sargento – 7,6%
    Soldo de um 2º Sargento – 7,6%
    Soldo de um 3º Sargento – 7,%
    Vale lembrar que a diferença de soldo de 2º SG e 3ºSG é grande.
    Outro ponto é que:
    Não existe separação no círculo de Suboficiais e Sargentos, adicional militar proposto faz essa diferença dividindo Suboficiais e 1º Sargentos e 2º Sargentos e 3º Sargentos.
    Motivo para ação judicial.
    Admiro muito a Policia Militar do Estado do Ceará onde foram promovidos militares de CB a Subtenente, isso é união isso e companheiros.
    DEUS fez tudo no mundo perfeito, porém, para mim o que ele fez de mais perfeito foi a morte de igual para todos.
    Se observarmos os arrogantes e gananciosos sempre tem uma morte mais violenta, mais triste, mais devastadora.

  13. Não entendo o comentário do companheiro 3 sgt, querendo equipação salarial, pois o mesmo deve possuir apenas o curso de cabo. Entrei no EB em 1967, sd engajado durante 3 anos e cabo durante 10 anos, nem por isso parei de estudar, fui a luta e aprovado para EsSa em 1980, sendo promovido a sargento em 04 de dezembro de 1981. Fiz o CAS em 1992 com 44 anos. Em 1994 fui instrutor do TG 04-033 cataguases-mg.preciso dizer mais alguma coisa para mostrar a razão da diferença do percentual. desculpem. “SELVA”

    • CARO AMIGO VC TEVE MUITA SORTE, MEU CASO FIZ CFS 69 PROMOVIDO 70 SGT , SAI PROMOVIDO 2 SGT COM 11 ANOS DE GRADUAÇAO 3 SGT, FIZ CPRECAS COMO 3 SGT APROVADO FUI DESLIGADO DO TAXADO COMO FALTA DE APROVEITAMENTO ESTAVA NO COMPORTAMENTO EXP NAO ESTAVA RESPONDENDO IPM E NEM SUBJUDICE
      FIZ VARIOS REQUERIMENTOS PARA REMATRICULA NO CAS INDEFERIDO HOJE PROMOVE , JURUNA ATE 2 SGT SEM CURSO , PERDI A PROMOÇAO DE ST , 2 TEN , 1 TEN , CAP E SOLDO DE MAJOR POIS FUI PRAÇA DE 65 3SGT 69 2 SGT 80 EM 94 PEDI PEDIA AS CONTAS NAO TINHA MAIS PROMOÇAO EMBORA TERIA INTERTICIO, ENQUANTO HOJE ME PARECE QUE NEM CPRECAS FAZ MAIS E AS PROMOÇOES E BEM MAIS RAPIDAS, EM MEU TEMPO NAO DAVA PARA ESTUDAR ERA SGTE PRIMEIRO A ENTRAR O ULTIMO A SAIR FORA O
      O CMT DO ESQD QUE VC ERA SOLICITADO TODOS MINUTOS SELVA.

  14. vcs do contra sao um bando de filho da puta, todos os militares deve ter o mesmo direito ate porque o cara trabalha a vida toda a vai pra reserva ganhando menos vai tomar nu cu seus filhos de uma puta, e por isso que eu vejo os policia militar pega esse monte de merda novos sustentados pelos pais e mete o pau tem que se fuder mesmo se nem os colegas de farda vs onsidera, entra no exercito e acha que tem que pisar no soldado vai tomar nu cu seus merdas todos nos somos militares nao importa a patente perentual igual para todos, na pm os caras se unem e o reajuste vem pra todos vc que defende que militar da reserva tem menos direito que vc vai tomar no seu cu

  15. na minha opiniao militar da ativa nao tem que ter auxilio moradia pois ainda nao deu seu tempo de contribuiçao tinha que ter almenos 20 anos de carreira pra começar a receber e o militar da reserva sim tem que receber pois ia ajudar quem sempre deu seu sangue pela naçao

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*