Indaiatuba é sede na realização do exercício de adestramento de tropas do Exército Brasileiro

Segundo o secretário de segurança, essa interação é muito importante

Comando Militar do Leste
Comando Militar do Leste

Indaiatuba recebe até o dia 22 de junho a Operação Curimbatá II do Exército Brasileiro. O evento está sendo realizado com apoio da Secretaria de Segurança Pública e conta com a 11ª Brigada Infantaria Leve para conduzir um exercício de adestramento no município.
O ato acontece a fim de capacitar e avaliar tropas para ocupações em diversas missões constitucionais como, por exemplo, o apoio a Grandes Eventos, tendo participado dos Jogos Panamericanos, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016), mas também, e principalmente, em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem, como, por exemplo, nas Operações Arcanjo e São Francisco, na cidade do Rio de Janeiro/RJ; Operação Capixaba, nas cidades de Vitória e Vila Velha/E; e, atualmente, no Estado do Rio de Janeiro, sendo empregado na Intervenção Federal em curso, naquela Unidade Federativa.
Em coletiva de imprensa, que aconteceu na manhã terça-feira, 19, na sede da Guarda Civil, antecedida por uma solenidade realizada pelos policiais, o General Basto, Comandante da 11ª Brigada Infantaria Leve, falou sobre a ação e também da recepção do município para com o Exército – “É uma honra, um privilégio e uma satisfação muito grande receber a apresentação dos senhores. Eu entendo porque Indaiatuba tem um índice de criminalidade baixo, é que aqui vocês tem civismo e comprometimento”, disse.
Parte da tropa treinada em Indaiatuba partirá após duas semanas para a ação que ocorre no Rio de Janeiro. Segundo o Secretário de Segurança da cidade, Alexandre Guedes Pinto, essa interação entre a tropa federal e o município é importante – “A integração da prefeitura e da população com um órgão federal é importante porque você faz contato, aprende e troca experiências. Para a segurança pública da cidade é excelente porque são seiscentos homens a mais nas ruas protegendo de nossos munícipes”, afirma ele.
Durante a atividade de preparo também será executada uma Ação Cívico-Social (ACISO) na quinta-feira dia 21, das 14h às 17h na Praça Dom Pedro II com diversas atividades para a população, entre elas, apresentações de banda de música, orientação sobre saúde física e bucal e o desfile da tropa.

FONTE: Jornal Exemplo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*